Participe, Fiscalize, Cumpra e Faça Cumprir!

Somos uma organização sem fins lucrativos cuja missão é:

  • Criar condições favoráveis à melhoria dos gastos públicos;
  • Incentivar uma maior participação da sociedade civil nas decisões do Estado;
  • Apoiar causas sociais necessitadas.

Instituto Social Iris

Entidade Sem Fins Lucrativos - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
CNPJ: 10282714000193
Fundação: 28 de Julho de 2008

Estatuto Termos do site

O Instituto tem como fundamentos básicos a inclusão, o exercício e fomento do controle social, de forma complementar, aborda temas como governo aberto, e-cidadania, dentre outros. O Instituto promove e discute a inclusão na perspectiva do cidadão, pois para nós o controle social e a democracia participativa devolvem à sociedade o seu efetivo caráter soberano. O Instituto também apoia iniciativas e o processo inclusivos das pessoas no espectro autista (TEA), pois acreditamos que as diferenças, a diversidade e multiplicidade são inerentes ao ser humano. Neste contexto, buscamos criar e fortalecer ambientes presenciais e virtuais colaborativos com a finalidade de apoiar a conscientização da sociedade sobre a importância e urgência destes temas.

O termo Social Iris reporta às diretrizes estratégicas da instituição, tendo por objetivo geral o fomento à prática da responsabilidade social e do investimento social em organizações privadas, não-governamentais e governamentais. A partir deste grande objetivo, o instituto busca parcerias e colaboração de pessoas físicas, jurídicas, do setor público e entidades não-governamentais, para o desenvolvimento de suas atividades. A palavra "Iris" nos remete à íris dos olhos, que tem a função de facilitar a visão. Subjetivamente, uma visão inovadora e ousada de se pensar o desenvolvimento da sociedade civil organizada, da gestão de políticas públicas e, acima de tudo, lançar um olhar crítico-científico estruturado no conhecimento técnico, científico, racional, sistemático, exato, aplicável e verificável. Uma visão de implementar ações e criar oportunidades com responsabilidade social e ética, com compromisso no desenvolvimento sustentável.


Objetivos

Temos por objetivo atender à demanda da sociedade nas diversas áreas do conhecimento. As atividades do Instituto estão distribuídas em: Pesquisa, desenvolvimento e inovação; Serviços tecnológicos, desenvolvimento e apoio metodológico; Informação e educação em tecnologia e accountability; e Apoio técnico à Gestão Pública e às políticas públicas. Nossos objetivos pontuais são:

• Realizar e apoiar pesquisas para utilização das informações econômicas, contábeis e financeiras nas entidades públicas, privadas e do terceiro setor com objetivo de melhoria da eficiência, eficácia e responsabilidade social;
• Realizar e apoiar pesquisas nas áreas de Contabilidade e Controladoria como forma de apoiar a melhoria da Gestão;
• Pesquisar e produzir estratégias para sensibilização com foco na efetivação do Controle Social, ajudando a sociedade civil organizada a participar das ações do governo;
• Apoiar as entidades e conselhos envolvidos na promoção e fomento da institucionalização do controle social;
• Realizar pesquisas e prestar assistência técnica na avaliação da eficácia, eficiência e efetividade de políticas públicas e programas governamentais;
• Apoiar entidades não-governamentais, fornecendo assistência técnica para o planejamento, gerencia por projetos e resultados, captação de recursos e prestação de contas;
• Assinar convênios de cooperação técnica, contratos e outras formas de ação com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras, para a implantação de técnicas de melhoria de gestão e accountability;
• Realizar ações educacionais de ensino-aprendizagem técnico, pedagógico, tecnológico e/ou humano; organizar treinamentos, palestras e cursos, bem como desenvolver programas de orientação à profissionalização, estágio com alunos de cursos técnicos, profissionalizantes, de graduação e pós-graduação;
• Incentivar o associativismo e o voluntariado;
• Estabelecer apoio às incubadoras de projetos de inovação tecnológica;
• Pesquisar metodologias para adequação de linguagem objetivando a produção de material de incentivo a participação popular para temáticas relacionadas ao Controle Social;
• Promover a divulgação de conhecimentos especializados através de publicações técnicas, periódicos, livros e outras formas;
• Promover pesquisas voltadas às necessidades das entidades públicas, privadas e do terceiro setor que permitam, principalmente, a melhoria da gestão e a capacitação de recursos humanos.


Áreas de Atuação

ACCOUNTABILITY
Accountability diz respeito à existência de mecanismos institucionais efetivos, acionados quando o Estado negligencia sua responsabilidade.

AUDITORIA
Esta linha de pesquisa apresenta diferentes ramificações da Auditoria como auditoria de sistemas, de recursos humanos, da qualidade e etc.

AVALIAÇÃO PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS
Avaliação do cumprimento das metas previstas nos Planos Plurianuais e execução dos programas de governos constantes das Leis Orçamentárias Anuais.

CONTABILIDADE PÚBLICA
A linha de pesquisa Contabilidade Pública apresenta projetos e pesquisas com foco no controle e gestão dos recursos públicos.

CONTABILIDADE REGULATÓRIA
Desenvolvimento de metodologias de controle das atividades reguladas realizadas por participação conjunta, contadores, regulados e reguladores.

CONTROLADORIA EMPRESARIAL
Avaliação, análise e desenvolvimento de métodos para utilização dos registros e controles contábeis na gestão de entidades públicas e privadas.

CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL
Visa a análise da Gestão Pública com base nos fundamentos de Controle Int., Controle Ext., seguindo diretrizes do Direito Constitucional e Admin.

CONTROLE INTERNO
Visa o aprimoramento de estratégias e metodologias de avaliação e fiscalização do controle exercido pela Administração Pública sobre suas próprias ações.

CONTROLE SOCIAL
Visa a cooperação entre sociedade civil organizada e a Gestão Pública em busca de uma melhor eficiência da administração pública.

CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Desenvolvimento de fundamentos e métodos para implantação dos controles internos, monitoramento de desempenho, avaliação de custos.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Esta linha de pesquisa desenvolve projetos na área da educação inclusiva e desenvolvimento socio-cognitivo.

EDUCAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL
Visa o despertar cidadão e a efetiva participação no aperfeiçoamento dos instrumentos de Controle Social e fiscal do Estado.

POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS
Promover a educação da sociedade em conviver e respeitar as diferenças através de informações e incentivando ações de inclusão social.

TERCEIRO SETOR
Visa atender objetivos como a luta por direitos sociais básicos, combate à exclusão social, promoção do desenvolvimento sustentável, etc.

TRANSPARÊNCIA
Visa estudas as diferentes práticas do planejamento estratégico a partir do conceito da Transparência na prestação de contas da Administração Pública.

© Copyright - Instituto Social Iris 2024