Artigo
Uma proposta de elaboração da DRE pelo MIAR na perspectiva das NBC T SP 16: Um estudo de caso no centro de informática da Universidade Federal de Pernambuco
Fabrícia Pereira Cavalcanti Silva Anais Congresso CQ DRE Educação Gestão Pública IFES MIAR NBC TSP Normas Contábeis Prêmio Chico (CQ)
O presente estudo sugere o MIAR-Modelo de Identificação e Acumulação de Resultado para a correta elaboração da DRE das entidades públicas e como requer a NBCT SP 16. A pesquisa ocorreu no CIn- Centro de Informática da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, sendo descritiva, explicativa e exploratória. A metodologia foi estudo de caso. Utilizou-se de entrevistas, banco de dados, caso-piloto, protocolo de atividades, plano de entidades, e de contas. Os substratos teóricos foram: o MIAR, NBCT SP 16 e o princípio da realização da receita com a confrontação dos custos. Os principais resultados foram: 1. a elaboração da DRE das 08 coordenações do CIn, consideradas centros de resultados; 2. as análises gerenciais de desempenho de cada coordenação; 3. as receitas econômicas foram identificadas e mensuradas pelo custo de oportunidade e benchmarking dos serviços prestados - com os custos diretamente alocados sem rateio; 4. foram acumulados relacionando-os às atividades prestadas trimestralmente; 5. os valores arrecadados pelo orçamento foram considerados como capitais e não como receitas; 6. as orientações da Portaria 09/2009 do MEC foram utilizadas para uma adequação contábil ao SIAFI e MIAR; Sob esses aspectos as demandas gerenciais do CIn-UFPE foram atendidas além de revelar os porquês do ótimo indicador de desempenho e a elaboração da DRE por centro de responsabilidade. Vislumbra-se novos estudos quanto a contabilidade divisional e custo de oportunidade conceitos introduzidos pela NBC T SP 16, bem como preço de transferência no setor público.


© Copyright - Instituto Social Iris 2024