Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor está localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar no Parque Nacional da Tijuca. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, tornando-se um dos mais conhecidos símbolo do cristianismo brasileiro, um verdadeiro ícone da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. A estátua pode ser acessada por carros autorizados, ou pela linha férrea do Cosme Velho (Trem do Corcovado).



Praia de Copacabana

A praia está localizada no bairro de Copacabana, situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos bairros mais famosos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul. Copacabana é repleto de restaurantes, bares, cafés, hotéis, teatros e feiras de arte que acontecem nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas de alto padrão misturadas a outras de perfil mais popular. Copacabana é considerada o berço da bossa-nova, sendo homenageada por diversos artistas e compositores famosos como, por exemplo, Tom Jobim.



Praia do Arpoador

Arpoador é uma praia conhecida e cheia de belezas situada no bairro de Ipanema. Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, por ser muito propícias à prática desse esporte. Suas formações rochosas bastante peculiares e sua vista de tirar o fôlego são um dos cartões postais do Rio de Janeiro e atraem milhares de visitantes todos os anos. O nome Arpoador vem de tempos passados quando existiam baleias frequentando as costas do Rio de Janeiro e também a Baía de Guanabara. Na região do Arpoador, encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, um local de lazer, com uma pequena reserva ecológica, onde é possível subir nos morros e fazer caminhadas em contato com a natureza.



Museu do amanhã

O museu do amanhã é uma construção com cerca 30 mil metros quadrados, com jardins, espelhos d'água, ciclovia e área de lazer, voltado para as artes e as ciências, explorando várias temáticas para as próximas cinco décadas, como por exemplo mudanças climáticas, alteração da biodiversidade, avanços tecnológicos e longevidade, além de outros temas relevantes. Sua arquitetura super moderna conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetada para adaptar-se às mudanças das condições ambientais. As exposições são em sua maioria digitais e o museu conta com a parceria de importantes universidades brasileiras, instituições científicas globais, coletando de dados científicos. O museu também tem consultores de áreas como astronomia, ciências sociais e climatologia entre outras.


Jardim Botânico

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro sendo uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade. O insituto abriga uma infinidade de exemplares da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. Além dos diversos exemplares da flora brasileira o jardim botânico do Rio de Janeiro abriga a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32.000 volumes. A instituição é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies. Um excelente local a ser visitado!



Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa, localizam-se na região da Lapa, no bairro da Lapa, na Zona Central do município do Rio de Janeiro. Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio de Janeiro Antigo preservado na região boêmia da Lapa. Em sua construção foi empregada mão de obra de escravos indígenas e africanos. Um verdadeiro tesouro da história do Brasil colonial!




Em sua 8ª edição o congresso CQ está sendo fomentado pelas seguintes instituições:


Realização e Apoio

Instituto Social Iris
ABCP
REDE CQ
CRCMG
Embaixada Espanhola
FONDFC

Patrocínio

ANFIP
FENAFISCO
PROJETO ANFIP FENAFISCO
FUCAPE