Projetos

Conheça os projetos que desenvolvemos e apoiamos

Tipos de projetos

Realizamos e apoiamos projetos voltados ao incentivo à participação social nas ações do poder público, fiscalizando, reivindicando e colaborando para a melhoria na qualidade do gasto público e a promoção da inclusão social das minorias. Dentre os projetos que desenvolvemos estão congressos, seminários, palestras, capacitações para profissionais da área de contabilidade e gestão no setor público dentre muitas outras ações.

Objetivos

Nossos projetos têm como principal objetivo proporcionar mecanismos de apoio à Sociedade Civil Organizada para que esta possa participar ativamente das ações e decisões do estado brasileiro, principalmente no que se refere à avaliação e monitoramento das Políticas Públicas, desenvolvendo assim uma rede de colaboração entre órgãos e entidades públicas e privadas, além do terceiro setor com a participação ativa dos cidadãos.

Ações de apoio

Além de desenvolver projetos voltados para a melhoria dos gastos públicos e a inclusão social das minorias, o Instituto Social Iris oferece também serviços de apoio técnico e operacional na realização de palestras, eventos de todos os portes como congressos, seminários, cursos de capacitação profissional, entre outros projetos cujo objetivo seja promover ações que beneficiem toda a sociedade. Colabore e participe de nossas ações!

Evento anual

Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

O Congresso CQ propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade na busca de estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos através da parceria entre importantes instituições atuantes nas áreas de contabilidade, finanças, orçamento, controles e governança aplicados ao Setor Público. Realizado há 7 anos e com mais de 17.500 participantes em todas as suas edições, o evento anual conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, alunos e cidadãos em geral.

Evento anual

Prêmio Chico Ribeiro

O Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público foi instituído em 2010 com o objetivo de fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências, de alunos e profissionais, sendo dividido em três categorias de participação: 1. Estudantes de graduação, 2. Profissionais e 3. Relatos de experiências. Os trabalhos submetidos devem atender à um dos cinco temas que norteiam a premiação: 1) informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho; 2) experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação); 3) abordagem tecnológica (TI)”; “qualidade do gasto no setor público e 4) tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público. A premiação acontece todos os anos durante a programação do Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso CQ).

Evento anual

Seminários Regionais de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público

Os seminários têm como objetivo regionalizar o debate focado no desenvolvimento de conhecimentos relativos às boas práticas de contabilidade aplicadas ao setor público e à uma cultura de boa gestão dos custos. Outro foco de grande relevância é o incentivo à pesquisa e a produção científica na área. Mais de 11 edições desse evento já foram realizadas em todas as regiões do Brasil contando com a participação de diversos profissionais da contabilidade e gestão pública, pesquisadores e autoridades.

Evento anual

Fórum Nacional de Políticas Públicas Inclusivas (POLINC)

O objetivo do fórum é estimular o debate sobre os instrumentos e processos de Controle Social no Brasil, apoiando a sociedade civil organizada na participação das ações do governo, na gestão e avaliação das políticas públicas inclusivas. O Fórum conta anualmente com a participação de gestores, servidores públicos, pesquisadores, estudantes, representantes da sociedade civil e demais interessados nos temas: Políticas públicas inclusivas e Controle social.

Grupos que apoiamos diretamente


Rede de parceria

Rede de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

A REDE CQ é a construção coletiva, atuação conjunta e cooperativa (estado, governo e sociedade), cujo objetivo é a discussão (e ação) sustentável, com representatividade e capilaridade social, sobre o tema da qualidade do gasto público. A atuação em Rede é a forma mais eficiente e eficaz de transmitir, propor e envolver a sociedade brasileira; gerando consciência de que o recurso público - quando mal utilizado, seja pelo desperdício, desvio e/ou corrupção - é a causa primeira da impossibilidade do estado oferecer saúde, educação, segurança pública, etc., de boa qualidade.

Instituição

Associação Brasileira de Contadores Públicos

A Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP) foi criada partir da reunião de contadores públicos de todo o País com o objetivo de fomentar o intercâmbio e a gestão do conhecimento técnico-científico ligado às Contabilidade Aplicada ao Setor Público; apoiar e subsidiar entidades, órgãos e os organismos vinculados à Área Pública; realizar estudos, diagnóstico e outras ações voltadas para o aprimoramento, aperfeiçoamento e capacitação da prática contábil, orçamentária e financeira no setor público; realizar pesquisas no campo da contabilidade aplicada ao setor público; desenvolver outras atividades correlatas, de caráter pedagógico-assistencial e técnico-científicas, voltadas para o fortalecimento da classe.

Grupo de apoio

Fórum Autismo

O Fórum Autismo é um grupo criado com o objetivo de apoiar ações voltadas para a inclusão social e o estudo sobre o universo do autismo. O fórum também é um espaço de lutas para conquista de direitos perante o poder público e meio de promover a participação social nas ações do governo sempre buscando a integração social dos autistas e suas famílias e reivindicando às autoridades competentes ações e projetos para a inclusão social e o apoio ao grupo. Podem participar do fórum pais e responsáveis por pessoas disgnosticadas com sindrome do espectro autisma, pesquisadores e/ou quaisquer pessoas que desejam colaborar com suas ações e projetos.

Próximos Eventos




Fique por dentro dos próximos eventos, inscreva-se e participe!