email premiocq@socialiris.org

Sobre

iconO Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público foi instituído em 2010 com o objetivo de fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências, de alunos e profissionais que abordam o assunto da premiação.

O Prêmio é dividido em três (3) categorias de participação: estudantes de graduação, profissionais e relatos de experiências. Os trabalhos submetidos devem atender à um dos cinco (5) temas que norteiam a premiação: “informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho”; “experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação)”; “abordagem tecnológica (TI)”; “qualidade do gasto no setor público” e “tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público”.


A partir da terceira edição, herdou, em homenagem póstuma, o nome do Prof. Dr. Francisco Ribeiro Filho, passando a ser reconhecido como “Prêmio Chico Ribeiro”.
O professor Chico Ribeiro, foi um grande exemplo de dedicação e amor à docência. Entusiasta da profissão, dedicou praticamente toda a sua vida à Contabilidade Aplicada ao Setor Público – participando da formação de gerações de contabilistas. Foi professor-adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da mesma instituição e membro de Conselho Editorial de vários periódicos.

Importante figura da Contabilidade brasileira e grande colaborador do Sistema CFC/CRCs, Francisco Ribeiro Filho deixou como patrimônio intelectual incomensurável ensinamentos sobre o papel da Ciência Contábil como instrumento de fomento ao Controle Social. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mostrou-se um líder nato e grande colaborador da Área Pública, atuando como coordenador do Comitê Gestor da Convergência no Brasil. Especialista em temas ligados ao Controle Social, Administração Pública e Controladoria Governamental, foi um dos pesquisadores mais atuantes do Instituto Social IRIS (instituição de fomento ao Controle Social com elevado reconhecimento nacional e internacional), do qual foi idealizador.




Trabalhos vencedores do 8º Prêmio Chico Ribeiro:



RELATOS DE EXPERIÊNCIA

1º LUGAR
TÍTULO: "Implantação do sistema de informações de custos no ministério público do estado da Bahia: uma experiência com uso de ferramenta de BI – Business Intelligence, em busca da melhor qualidade do gasto"

AUTOR(ES): Robério Pereira da Silva Júnior e André Luis Sant’Ana Ribeiro



MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Qualidade do Gasto e Otimização Energética da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais".

AUTOR(ES): Pedro Vinícius Campos e Irina Berbert Vidal Inácio Coelho



MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Nível de maturidade da gestão no Centro de Intendência da Marinha em Natal: o novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e a sua relação com o Programa Netuno"

AUTOR(ES): Thiago Martins Amorim, Delmar Dias da Silva e José Augusto Correia Neto

CATEGORIA ESTUDANTE

1º LUGAR
TÍTULO: "Um diagnóstico dos custos com saúde pública em municípios de Santa Catarina"

AUTOR(ES):Isadora Carvalho Vieira
ORIENTADOR(ES): Altair Borgert, Valkyrie Vieira Fabre.


MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Processo de Institucionalização da Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: uma Comparação dos Estudos Brasileiros e de países membros da OECD".

AUTOR(ES): João Paulo Machado Ribeiro
ORIENTADOR: Álvaro José Ribeiro Caldas
CO-ORIENTADOR: Inadilson Costa Junior


CATEGORIA PROFISSIONAIS

1º LUGAR
TÍTULO: "Aplicação do CPC (R1) - subvenção e assistência governamentais em empresas da administração pública indireta do estado de Minas Gerais"

AUTOR(ES): Carlos Alberto de Souza, Elaine Louback Barros, Luciana Cristina de Souza, e Vanda Aparecida Oliveira Dalfior



2º LUGAR
TÍTULO: "O efeito da burocracia no custo de transação econômica: Um estudo de caso na pró-reitoria de administração/PROAD da Universidade Federal Rural do semi-árido no estado do Rio Grande do Norte".

AUTOR(ES): Fabianny de Sales Guerra, Luciana Batista Sales, Carlos Alano Soares de Almeida, Adriana Martins de Oliveira e Antônio Erivando Xavier Júnior.



3º LUGAR
TÍTULO: "A transparência fiscal eletrônica e o acesso à informação no vale do Mucuri em Minas Gerais".

AUTOR(ES): Kenia Fabiana Cota Mendonça, Allan Leal Lopes, Sorele Carpanez Veiga Côrrea e Simão Pereira da Silva.


MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "A Eficiência dos Gastos Públicos Relacionada à Qualidade da Educação Básica de Municípios do Sul do Brasil".

AUTOR(ES): Leunan Jandrey Kaiser, Julia Thaís Herpich Wendland e Martin Airton Wissmann.


MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Determinantes dos gastos públicos em vigilância epidemológica, sob a ótica da teoria da escolha pública: um estudo com regressão em painel e correlação canônica".

AUTOR(ES): Valkyrie Vieira Fabre, Leonardo Flach, Altair Borgert, Emanuele Engelage.


MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Análise da Eficiência do Gasto Público em Ações e Serviços de Saúde nas Capitais Brasileiras".

AUTOR(ES): Francisco Felipe da Silva, Anailson Márcio Gomes, Alexandro Barbosa, Wenner Gláucio Lopes Lucena.


MENÇÃO HONROSA
TÍTULO: "Eficiência, sustentabilidade e qualidade no financiamento público para o desenvolvimento regional e urbano em Santa Catarina ".

AUTOR(ES): João Serafim Tusi da Silveira




PARABÉNS AOS VENCEDORES!

A comissão organizadora do 8º prêmio Chico Ribeiro parabeniza os vecedores e agradece a participação
de cada um dos inscritos!