email premiocq@socialiris.org

Sobre

iconO Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público foi instituído em 2010 com o objetivo de fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências, de alunos e profissionais que abordam o assunto da premiação.

O Prêmio é dividido em três (3) categorias de participação: estudantes de graduação, profissionais e relatos de experiências. Os trabalhos submetidos devem atender à um dos cinco (5) temas que norteiam a premiação: “informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho”; “experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação)”; “abordagem tecnológica (TI)”; “qualidade do gasto no setor público” e “tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público”.


A partir da terceira edição, herdou, em homenagem póstuma, o nome do Prof. Dr. Francisco Ribeiro Filho, passando a ser reconhecido como “Prêmio Chico Ribeiro”.
O professor Chico Ribeiro, foi um grande exemplo de dedicação e amor à docência. Entusiasta da profissão, dedicou praticamente toda a sua vida à Contabilidade Aplicada ao Setor Público – participando da formação de gerações de contabilistas. Foi professor-adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da mesma instituição e membro de Conselho Editorial de vários periódicos.

Importante figura da Contabilidade brasileira e grande colaborador do Sistema CFC/CRCs, Francisco Ribeiro Filho deixou como patrimônio intelectual incomensurável ensinamentos sobre o papel da Ciência Contábil como instrumento de fomento ao Controle Social. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mostrou-se um líder nato e grande colaborador da Área Pública, atuando como coordenador do Comitê Gestor da Convergência no Brasil. Especialista em temas ligados ao Controle Social, Administração Pública e Controladoria Governamental, foi um dos pesquisadores mais atuantes do Instituto Social IRIS (instituição de fomento ao Controle Social com elevado reconhecimento nacional e internacional), do qual foi idealizador.


Resultados



Trabalhos vencedores do 7º Prêmio Chico Ribeiro:



RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

1º LUGAR
Título: "SISTEMATIZAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO COM USO DE FERRAMENTAS DE BI – BUSINESS INTELLIGENCE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO S/A – EBC"

AUTORES: Enio Alves de Souza, Carolina Bernardes Soares, Antônio Martins de Araújo Filho, Milton Vilarouca Neto e Rubem Sérgio Silva Rosa.


2º LUGAR
Título: "A PRÁTICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA MARINHA DO BRASIL: O PROGRAMA NETUNO E O FOCO NA GESTÃO COM EXCELÊNCIA".

AUTOR: Thiago Martins e José Augusto Correia Neto.


3º LUGAR
Título: "COMPRAS PÚBLICAS DE MEDICAMENTOS: PREÇOS E DESPERDÍCIOS".

AUTOR: Franklin Brasil Santos


MENÇÃO HONROSA
Título: "CONTABILIDADE GERENCIAL E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS AO SETOR PÚBLICO".

AUTOR: Pedro Vinícius Campos

ARTIGOS CIENTÍFICOS - CATEGORIA PROFISSIONAIS

1º LUGAR
Título: "CUSTO DA UNIDADE DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CENSE".

AUTORES: Laís Oliveira, Vera Lucia Tieko Suguihiro e Saulo Fabiano Amâncio Vieira


2º LUGAR
Título: "O IMPACTO DAS RECEITAS DE ROYALTIES NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA".

AUTORES: Marta Cabral Gonçalves e João Eudes Bezerra Filho


3º LUGAR
Título: "IMPORTÂNCIA, BARREIRAS E USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL DE UM ESTADO DO BRASIL".

AUTOR: Renato Pereira Monteiro



PARABÉNS AOS VENCEDORES!

Atenciosamente,
Equipe Organizadora do 7º Prêmio Chico Ribeiro


Regulamento

Este regulamento tem como objetivo definir as normas, esclarecer os procedimentos e dispor informações a respeito do Prêmio Chico Ribeiro. O Regulamento da edição 2017 do Prêmio Chico Ribeiro pode ser acessado pelo link abaixo:



REGULAMENTO EDIÇÃO 2017

MODELOS PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS