Sobre nós

Conheça nossa história, nossos objetivos e linhas de ações

Quem somos

         Tudo começou com a formação de um grupo de mães em salas de espera de terapias nas redes sociais. Com isso iniciou nossa simples porem importante mobilização de mães, a principio, que usavam o espaço das redes sociais para dividir experiências, angustias, situações difíceis por que passavam no dia a dia.Dai outros grupos foram se formando. Observei que muitas mães passavam por situações semelhantes e que esse convívio nos fazia mais fortes, pois uma ajudava a outra, a experiência de uma confortava várias. Inicialmente pesei em formar um grupo de mães para nos reunirmos em apoio umas as outras e principalmente para acolhermos famílias que estavam na descoberta do diagnóstico, esta ideia ainda não morreu.

         Nesta ocasião fomos procuradas pela Comissão de Direito a Saúde da OAB para nos pedir a colaboração para iniciarmos uma grande discussão em torno do Autismo. Conseguimos mobilizar mais de 60 pessoas em menos de uma semana em um Fórum sobre Autismo junto com a Comissão que elegeu como tema para 2014: Conscientização sobre Autismo. Podemos observar a ânsia das famílias e profissionais por informações e ajuda. Compreendemos que alguma coisa a mais deveria ser feita.

         Começamos a perceber que a demanda por direcionamentos quanto a tratamentos, escolas , inclusão destas pessoas e destas famílias na sociedade nos fez ver que a mobilização por grupos precisava ter um próximo passo, precisávamos nos unir para darmos direcionamentos juntos a nossa causa e assim comecei a convidar as mães e entidades a juntos pensarmos em uma grande marcha pelo autismo em nossa cidade para iniciar a caminhada. Juntos podiam bem mais, tivemos a nossa primeira reunião com a participação de mães, a nossa Associação APAARN, o representante da Comissão de direito a saúde da OAB, representante da associação Amigos do CAPS, o Instituto Social Iris que abriu suas portas e nos recebeu em sua sede e tem nos abrigado.

         Nossa luta é por inclusão, nossos filhos precisam de tratamentos multidisciplinares, precisam de uma forma própria de maneira de aprendizagem, precisam de respeito e de humanidade qualquer ser humano, e nós estamos aqui para lutar por eles e para falar por eles.

         Nossa luta esta só no inicio e queremos iniciar levando muita informação sobre o TEA (Transtorno de Espectro autista). Meu nome é Niná Holanda, mãe de Guilherme Holanda, dentro do espectro autista.

PARTICIPEM!!


Linhas de ação

Conheça as atividades desenvolvidas com o apoio do Fórum Autismo.

Ferramentas

Desenvolvimento de ambientes virtuais para construção de conteúdo colaborativo voltados para a temática Autismo.

Cadastro de experiências

Estruturação de banco de dados com relatos de experiências de mães, pais e familiares de pessoas com TEA.

Banco de colaboradores

Cadastro de interessados (no Brasil e no Exterior) em participar dos ambientes de discussão do Fórum Autismo.

Grupos de diálogos

Estruturação de ambientes de discussões segmentados em 3 grandes áreas: "Profissionais", "Estudantes" e "Famílias Azuis".

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos apoiados pelo Fórum Autismo.

Parcerias

Apoio e parceria com entidades cujas atividades são voltadas para o atendimento de pessoas com TEA..

Documentário: "Autismo: Enfrentando desafios pelo amor".

Catalogação de material audio-visual para compor o documentário com familiares de pessoas com TEA - um curta-metragem que conta com o apoio do Fórum Autismo e Instituto Social IRIS.

Pesquisas técnico-cietíficas

Apoio a pesquisadores e grupos de pesquisas que desenvolvem estudos voltados para a temática Autismo e Inclusão.

E mais!

O Fórum Autismo apoia diversas iniciativas de entidades/grupos que trabalham com ações e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos pessoas com TEA.

Sobre nós

Somos um grupo que luta pela inclusão dos indivíduos autistas, lutamos por tratamentos multidisciplinares, formas próprias de aprendizagem e acima de tudo respeito e humanidade. Nós estamos aqui para lutar por eles e para falar por eles.

Nós somos o Fórum Autismo!

Redes sociais

Entre em contato

Sede do Fórum Autismo
Av. dos Pinheirais - 59080-250
Nº 684 - Neópolis
contato@forumautismo.org
Telefone: (84) 3217-6590